Amamentação: dicas de alimentação para se manter saudável e ajudar o desenvolvimento do seu bebê

Pelo jornalista Fábio Busian (MTB 81800)

A alimentação da mãe durante o período de amamentação deve ser equilibrada e bastante variada, sendo importante ingerir bastante água, frutas, cereais, legumes e verduras, pois promovem a produção de leite. Além disso, deve-se evitar o consumo de alimentos industrializados e com alto teor de gordura, que não possuem valor nutricional nem para a mãe e nem para o bebê.

Durante a amamentação, a mãe perde entre um a dois quilos por mês, de forma lenta e gradual, devido à quantidade de energia que se utiliza para produzir o leite materno. Por isso, durante este período não é aconselhado adotar nenhum tipo de dieta restritiva para emagrecer.

O que comer durante a amamentação?

A mulher, durante a amamentação, necessita de maior quantidade de energia e proteínas, que deve ser obtida através de uma alimentação balanceada que inclua todos os grupos de alimentos. Além disso, é importante ter atenção à quantidade de produtos lácteos consumidos para que seja suficiente para suprir as necessidades de cálcio.

Algumas dicas para facilitar a alimentação da mãe são:

  • Comer frutas e vegetais diariamente;
  • Consumir proteínas bem cozidas, como frango e ovos;
  • Consumir peixe toda semana;
  • Dar preferência para carboidratos integrais, como arroz integral, macarrão integral, cereais, grãos e pão integral;
  • Consumir lácteos, como leite ou iogurte natural, por exemplo. Caso o bebê tenha sinais e sintomas indicativos de intolerância à lactose, a mãe deve evitar o consumo desses produtos ou dar preferência aos alimentos sem lactose, devendo obter o cálcio através de outras fontes alimentares;
  • Incluir gorduras boas no dia a dia, como o abacate, azeite de oliva, frutos secos e sementes, como as de linhaça, chia e abóbora, por exemplo.

Além disso, é fundamental que a mãe beba bastante líquidos para ajudar na produção do leite, sendo recomendada a ingestão de cerca de três litros de água por dia. Esta quantidade engloba a água presente nas frutas, sopas e sucos, por isso ainda é necessário beber cerca de 2 litros de líquidos, como água ou chá sem açúcar, por dia.

A mulher pode tomar café enquanto amamenta?

A cafeína é um estimulante do sistema nervoso e o bebê não conseguiria metabolizar essa substância, no entanto alguns estudos demonstram que o consumo de 300 mg de cafeína por dia não provoca qualquer alteração no bebê e, por isso, a mulher pode tomar 2 a 3 xícaras de café por dia contanto que não seja antes do bebê mamar.

O que NÃO comer na amamentação

Os alimentos que devem ser evitados na amamentação são alimentos como frituras, embutidos, queijos amarelos, refrigerantes, bolos e biscoitos, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares.

Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas está proibido, já que o álcool pode ser eliminado por meio do leite materno, passando para o bebê.

Como evitar as cólicas do bebê durante a amamentação?

Caso o bebê tenha cólicas, a mãe pode fazer alterações na sua alimentação, no entanto isso varia de bebê para outro, devendo a mulher ficar atenta no caso do bebê apresentar cólicas após a ingestão de um alimento, devendo este ser removido da dieta.

Alguns alimentos que estão relacionados com a cólica no bebê são o chocolate e os alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis, couve-flor, repolho e e pepino, por exemplo.

Em alguns casos, o leite de vaca também pode provocar cólicas no bebê, podendo ser necessário que a mãe tome leite sem lactose ou, até mesmo sendo necessário retirar o leite de vaca da sua dieta, podendo ser substituído por leites vegetais, como o leite de coco, o de amêndoas ou de arroz. No entanto, caso essa não seja a causa da cólica do bebê, a mãe deve ingerir a recomendação diária de produtos lácteos.

Além disso, alguns chás como o de Ginseng, Kava Kava e o de Carqueja também podem provocar cólicas no bebê, sendo, portanto, contraindicados.