Confira algumas dicas para você dormir melhor e ter mais qualidade de vida!

O sono acontece muitas vezes independentemente da vontade, pela produção do hormônio chamado melatonina — um hormônio produzido na ausência de luz. Ao fecharmos os olhos ou num ambiente mais escuro, esse hormônio começa a ser produzido e isso nos induz ao sono. Devido à produção constante desse hormônio em ciclos, passamos um terço da vida dormindo.

Esse hormônio também pode ser produzido quando se ingerem carboidratos (massa, açúcar, farinhas), após um banho morno prolongado e na exposição a raio solar .

O sono é muito importante na nossa vida e se não dormimos não conseguimos sobreviver. A importância do sono é que, quando estamos dormindo, o organismo regula o sistema imunológico, o sistema hormonal e recompõe os neurotransmissores. Ou seja, o sono é uma necessidade básica, igual comer e beber água.

Nada substitui o sono!

Uma boa noite de sono interfere na qualidade do seu dia, porque melhora o humor, a vigília (atenção), a energia, o raciocínio, a produtividade, a segurança, a saúde e a longevidade. E absolutamente nada substitui o sono. Se não dormimos, deixamos de regular o organismo. O fato de não dormir hoje e dormir o fim de semana todo não compensa, não repõe o que se deixou de regular. Tendo esta conduta, estamos deixando o organismo vulnerável.

A duração do sono é individual, uns necessitam mais e outros menos, mas costumamos recomendar que se aproveite pelo menos oito horas de sono, isso imediatamente antes de iniciar a jornada de trabalho.

Os distúrbios do sono são responsáveis por falhas de atenção que invariavelmente levam ao acidente. Após oito horas surge déficit de atenção e o risco de acidente aumenta em duas vezes.

A falta de sono diminui em 50% a concentração, a produção e a qualidade do trabalho. Estima-se abemos que 56% dos trabalhadores adormecem no trabalho e 42% são privados do sono. A sonolência excessiva diurna pode ter várias causas, e um especialista em sono deverá ser consultado para uma melhor avaliação.

Ambiente interfere na qualidade do sono

É comum vermos motoristas dormindo no interior do veículo, no bagageiro, na rede, na boleia, no dormitório da empresa e dentro da garagem onde é feita manutenção mecânica e funilaria. Muitas vezes dormem em dormitórios coletivos, onde entram e saem a todo momento múltiplas pessoas, onde o falatório é constante, não se conseguindo o repouso desejado. Tudo isso impede que o sono seja bem aproveitado, repousante e que recomponha o corpo e a mente para uma nova jornada. O ambiente deve ser no máximo com dois leitos, penumbra, bem ventilado, higienizado e sem ruído.

Postura para dormir melhor

Dormindo de barriga para cima:

  • Prefira um travesseiro mais fino sob a cabeça.
  • Coloque um travesseiro sob os joelhos para aliviar uma possível dor na região lombar.

Dormindo de lado:

  • Na cabeça, utilize um travesseiro com uma altura igual a distância da sua orelha até o fim do ombro (para manter o alinhamento da coluna vertebral).
  • Desvie o ombro um pouco a frente para evitar que toda a descarga de peso ocorra na articulação do ombro.
  • Abrace também um travesseiro que possibilite o repouso dos músculos das costas, dos ombros e dos braços.
  • Coloque um travesseiro que mantenha a largura dos seus quadris entre os joelhos, as pernas e os tornozelos. Evite rotação do tronco.

Referencias
http://files.bvs.br/upload/S/1413-9979/2010/v15n3/a1566.pdf
Paxinos G, Watson C. The rat brain in stereotaxic coordinates. Sydney: Academic Press; 1997.
Racine RJ. Modification of seizure activity by electrical stimulation. II. Motor seizure. Electroencephalogr Clin Neurophysiol. 1972;32(3):281-94.
Alves Júnior DR. Manual de saúde do motorista profissional. São Paulo: Bartira Gráfica e Editora; 2009.
Johns MW. A new method for measuring daytime sleepiness: the Epworth sleepiness scale. Sleep. 1991;14(6):540-5.
https://www.amato.com.br/ergonomia-e-higiene-do-sono/