IAGF participa de evento do SIEMACO Guarulhos sobre direitos da mulher.

Sindicato anuncia criação de secretaria especial para as trabalhadoras. 

“Não me dê flores, me dê respeito”. Com essa frase, o SIEMACO Guarulhos realizou, na última sexta-feira (25), em sua sede, um evento especial para as trabalhadoras da categoria que representa, em referência à Março – Mês da Mulher. Além de palestras informativas sobre assédio, saúde feminina e outros temas envolvendo a qualidade de vida das mulheres, o sindicato lançou oficialmente um novo departamento: a Secretaria da Mulher.

Em sua breve fala de abertura, Jhonatan Moura, presidente do SIEMACO Guarulhos, destacou a importância dessa nova secretaria para auxiliar as denúncias do público feminino. “Hoje é um dia das mulheres, por isso serei curto na minha fala. A Secretaria da Mulher está oficialmente sendo criada hoje para dar mais apoio às nossas trabalhadoras. Somente mulheres irão compor esse departamento, para dar mais tranquilidade às que querem denunciar algum tipo de assédio ou violência. Mulheres têm muito mais empatia por outras mulheres, isso é extremamente necessário para que essa secretaria seja eficiente e atuante”, disse.

Clothilde Sene e Paulo Pirassol

O Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF) participou do evento, com a presença da sua Diretora Financeira, Clothilde Sene, e do Diretor Operacional, Paulo Pirassol. Falando em nome da diretoria e representando as mulheres do Instituto, Clothilde enalteceu o trabalho dos sindicatos e a parceria com o IAGF. “Esse tipo de iniciativa é essencial. Estamos aqui para apoiar e auxiliar nossas entidades filiadas, pois acreditamos que o respeito à vida é essencial. As trabalhadoras só têm a ganhar, com a criação desta secretaria, mudando a vida de milhares de mulheres que se sentiam sozinhas em momentos delicados de assédio e violência. Parabenizamos o SIEMACO Guarulhos”, disse Clothilde.

Uma cartilha especial, com orientações sobre assédio e violência doméstica, também foi lançada nesta sexta-feira, reforçando o compromisso do sindicato com as pautas femininas. Os nomes das sindicalistas que irão compor a Secretaria da Mulher serão definidos nos próximos dias, assim como a definição das próximas ações do sindicato.

Maria Isabel Estevam, presidente do SIEMACO Vale do Paraíba, também esteve no evento para prestigiar as trabalhadoras. “O trabalho do sindicato é de apoiar nossas trabalhadoras em qualquer situação, seja defendendo as conquistas previstas na convenção coletiva, passando pela sua saúde e seus direitos individuais. Estou muito feliz em poder participar desse momento tão importante”.

Ao final das apresentações, as palestrantes abordaram temas como Saúde da Mulher no Local de Trabalho, com a Doutora Thaís Mora, Dinâmicas e Entretenimento, com a professora de Educação Física Sandra Denesse, e o evento foi fechado com um papo sobre Saúde Mental e Conscientização, realizado pela terapeuta Regina Moreira.