VOCÊ SABIA? A prática de exercícios melhora seu desempenho no trabalho!

Geralmente, quando fala-se em exercícios físicos, as pessoas associam com resultados físicos, fortalecimento dos músculos e na saúde do corpo — baixa pressão arterial, um coração mais saudável, um corpo mais atraente etc. Mas algumas pesquisas recentes, mais precisamente da última década, mostram provas convincentes que sugerem que há benefícios diferentes e mais imediatos do exercício físico regular: o seu impacto sobre a forma como as pessoas pensam. 

Estudos indicam que o poder mental está diretamente ligado ao seu físico, agindo diretamente na melhora do desempenho no trabalho. 

Benefícios para o trabalho 

Considere os seguintes benefícios cognitivos que você pode esperar como resultado da incorporação do exercício físico na sua rotina: 

• Melhora a concentração;
• Aprendizagem mais rápida;
Resistência mental prolongada;
• Criatividade reforçadas;
• Ajuda a combater o estresse. 

O exercício físico também ajuda a melhorar o humor, o que tem grande influência na qualidade do seu trabalho. Com certeza o seu trabalho exige que você construa conexões interpessoais e colabore com os outros. Dentro deste contexto, se sentir irritado não é apenas uma inconveniência, já que isso pode influenciar diretamente no seu sucesso profissional. 

Também há evidências que sugerem que o exercício físico praticado regularmente pode melhorar aumentar o seu desempenho. Como por exemplo, os resultados de um estudo realizado pela Metropolitan University, universidade em Londres, Inglaterra, que pesquisou a influência da prática do exercício físico durante o dia em pessoas que trabalham em escritórios e que têm acesso gratuitamente a uma academia da empresa. 

Quem não iria gostar de ter pesos e aula de yoga grátis no escritório? Mas isso realmente faz alguma diferença? 

Estudo e produtividade 

Dentro deste estudo, foram pesquisados mais de 200 funcionários de várias companhias e pediu-se que eles relatassem o seu desempenho diário. Então analisaram as flutuações entre cada funcionário, comparando a sua produção nos dias em que eles praticavam exercício físico e nos dias que não. 

Aqui está o que eles descobriram: nos dias em que os funcionários iam para a academia, a sua produção no trabalho era muito melhor. Eles relataram que geriram o seu tempo de forma mais eficaz, sendo mais produtivos e tendo interações mais agradáveis com os seus colegas. Outro fator importante é que eles disseram que voltaram para casa se sentindo mais satisfeitos no final do dia. Ou seja, o fator psicológico gerado pelos exercícios afetou diretamente seus desempenhos intelectuais. 

*Com informações retiradas de artigos do especialista Francisco José Santana, educador físico formado pela Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UniverCidade), com especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining – Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles – Miofacial, e Inteligência Emocional – ASICC.