Dia Mundial da Obesidade.
Conscientização e desafios no combate a uma epidemia global.

Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF) – Rafael Bombein (CREF 016866/SP) – 10/03/2024

Ouça o conteúdo:

A obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças crônicas não transmissíveis como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e hipertensão.

No dia 4 de março foi lembrado como o Dia Mundial da Obesidade, uma data dedicada a aumentar a conscientização sobre essa doença crônica não transmissível que afeta pessoas de todas as idades e os mais socialmente vulneráveis. A obesidade não apenas representa um desafio individual de saúde, mas é também um importante fator de risco para o desenvolvimento de outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e alguns tipos de cânceres.

Dados recentes revelam a gravidade da situação: em 2023, de acordo com os dados do Vigitel (Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), a frequência de adultos com obesidade foi de 24,3% nas 27 cidades analisadas. Já entre os escolares de 13 a 17 anos, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2015 apontou que 7,8% apresentavam obesidade.

Pessoas com obesidade são constantemente envergonhadas e culpadas porque muitos – incluindo médicos, formuladores de políticas e outros – não entendem completamente a obesidade, que, como todas as doenças crônicas, tem causas profundas e complexas provenientes de fatores dietéticos, de estilo de vida, genéticos, psicológicos, socioculturais, econômicos e ambientais.

Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.

O tratamento para obesidade inclui alimentação saudável com diminuição da ingestão de calorias e aumento da atividade física, podendo-se associar o uso de medicamentos. Em casos mais graves e refratários, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.

O Dia Mundial da Obesidade é uma oportunidade crucial para lembrar a importância de se promover hábitos saudáveis, políticas de alimentação adequada e saudável e incentivar a prática regular de atividade física. É um chamado à ação coletiva para enfrentar esse desafio de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.


Referências

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/dia-mundial-da-obesidade-conscientizacao-e-desafios-no-combate-a-uma-epidemia-global

https://bvsms.saude.gov.br/04-3-dia-mundial-da-obesidade/


Para saber mais

Vídeo – Como saber se estou no peso ideal ou acima do peso? Nesse vídeo a médica Nutróloga e Cofundadora do Instituto Obesidade Brasil, Dra. Andrea Pereira, nos fala como calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC), para saber se estamos no peso ideal ou acima do peso; 4 de abr. de 2023.


Vídeo – Obesidade: Conhecimento, cuidado e respeito!” é o tema da campanha do Dia Mundial da Obesidade de 2022 desenvolvida pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM); 3 de mar. de 2022.


Texto – Atividade física e seus benefícios; Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF);

https://institutoagf.com.br/atividade-fisica-e-seus-beneficios