Dia mundial da saúde

Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF) – Rafael Bombein (CREF 016866/SP) 14/04/2025

Ouça o conteúdo:

No dia 07 de abril, é comemorado o “Dia Mundial da Saúde”, uma data instituída, em 1948, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de informar e sensibilizar a população a respeito das questões relativas à saúde, qualidade de vida e dos diversos fatores que podem afetar a saúde. Nessa data, também foi a fundação da OMS; e, a cada ano, um tema relacionado à saúde é escolhido para ser trabalhado em campanhas.

O Dia Mundial da Saúde, de 2025, dará início a uma campanha de um ano sobre saúde materna e neonatal. A campanha, intitulada Inícios saudáveis, futuros esperançosos, instará os governos e a comunidade da saúde a intensificar seus esforços para acabar com as mortes maternas e neonatais e priorizar a saúde e o bem-estar de longo prazo das mulheres.

Além disso, a OMS e seus parceiros compartilharão informações úteis para apoiar gestações e partos saudáveis, bem como melhor saúde pós-natal.

AJUDAR TODA MULHER E TODO BEBÊ A SOBREVIVER E SE DESENVOLVER

Essa é uma tarefa essencial. Com base nas estimativas publicadas atualmente, cerca de 300 mil mulheres a cada ano perdem a vida por causas relacionadas à gravidez ou ao parto; mais de 2 milhões de bebês morrem no primeiro mês de vida e milhões nascem mortos. Isso equivale a, aproximadamente, 1 morte evitável a cada 7 segundos.

Com base nas tendências atuais, assusta que 4 em cada 5 países não estão no caminho certo para atingir as metas globais de melhoria da sobrevivência materna até 2030. 

ESCUTAR AS MULHERES E APOIAR AS FAMÍLIAS

Mulheres e famílias em todos os lugares precisam de cuidados de alta qualidade, que as apoiem física e emocionalmente, antes, durante e depois do parto.

Os sistemas de saúde devem evoluir para gerenciar os diversos problemas de saúde que afetam a saúde materna e do recém-nascido. Esses problemas incluem não apenas complicações obstétricas diretas, mas também problemas de saúde mental, doenças não transmissíveis e planejamento familiar.

METAS DA CAMPANHA

  • AUMENTAR A CONSCIENTIZAÇÃO 

sobre as lacunas na sobrevivência materna e do recém-nascido e a necessidade de priorizar o bem-estar de longo prazo das mulheres.

  • INVESTIR DE FORMA EFICAZ

Promover investimentos eficazes que melhorem a saúde das mulheres e dos bebês.

  • INCENTIVAR O APOIO

Incentivar a ação coletiva para apoiar os pais e os profissionais de saúde que prestam cuidados críticos.

  • FORNECER INFORMAÇÕES

úteis sobre saúde relacionadas à gravidez, ao parto e ao puerpério.

O QUE É SAÚDE

Segundo a Organização Mundial da Saúde, “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

A saúde, portanto, deve ser tratada como um estado de total bem-estar, que é alcançado não só por meio do tratamento ou prevenção de doenças, mas, também, com uma boa qualidade de vida; ou seja, para haver saúde é primordial o bem-estar físico, mental e social, com alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente equilibrado, trabalho, renda, educação, atividades físicas, transporte, lazer e acesso a bens e serviços essenciais.

SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Para a Organização Mundial da Saúde, Saúde Ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos, no meio ambiente. Também se refere à teoria e prática de prevenir ou controlar tais fatores de risco que, potencialmente, possam prejudicar a saúde de gerações atuais e futuras. (OMS, 1993.)

Desta forma o Dia Mundial da Saúde é um dia para analisar as questões relativas à saúde no mundo, uma oportunidade para motivar ações de enfrentamento aos desafios da saúde atuais e futuros, informar a população e promover a saúde, para que todos, em todos os lugares, possam atingir o mais alto nível de saúde e bem-estar.

Referencias

https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/2025/04/07-de-abril-dia-mundial-da-saude/

https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-da-saude-2025

https://www.who.int/campaigns/world-health-day/2025


Para saber mais

A saúde não depende apenas da medicina; Drauzio Varella; 3 de outubro de 2022; 


Sistema de saúde no Brasil; Drauzio Varella; 2 de maio de 2016;