Estresse no trabalho: como superar esse problema, que aumentou em tempos de pandemia e isolamento social
Esteja você indo para o trabalho ou trabalhando em casa, a pandemia causada pela covid-19 provavelmente mudou sua maneira de trabalhar e de viver. O medo e a ansiedade sobre esta nova doença e outras emoções relacionadas a esse “novo normal” podem ser opressores, gerando estresse e ao esgotamento físico e mental.
O estresse ainda não é oficialmente considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas, em função de cerca de 90% da população do planeta sofrer deste mal, a entidade já alertou para uma epidemia global.
A maneira como lidamos com o estresse pode afetar seu bem-estar e o das pessoas de quem você gosta, tanto no seu local de trabalho, quanto em sua comunidade. Durante esta pandemia, é fundamental que você reconheça a aparência desse problema, tome medidas e administre suas emoções no trabalho, sabendo aonde ir se precisar de ajuda.
Reconheça os sintomas de estresse que você pode estar sentindo:
- Sensação de irritação, raiva ou negação;
- Sensação de incerteza, nervosismo ou ansiedade;
- Falta de motivação;
- Sentindo-se cansado, oprimido ou esgotado;
- Sentindo-se triste ou deprimido;
- Tendo problemas para dormir;
- Tendo problemas de concentração.
Conheça os fatores comuns relacionados ao trabalho que podem aumentar o estresse durante uma pandemia:
- Preocupação com o risco de exposição ao vírus no trabalho;
- Cuidar das necessidades pessoais e familiares durante o trabalho;
- Gerenciando uma carga de trabalho diferente;
- Falta de acesso às ferramentas e equipamentos necessários para realizar seu trabalho;
- Sentimento de que você não está contribuindo o suficiente para o trabalho ou culpa por não estar na linha de frente;
- Incerteza sobre o futuro do seu local de trabalho e / ou emprego;
- Aprender novas ferramentas de comunicação e lidar com dificuldades técnicas;
- Adaptação a um espaço de trabalho e / ou horário de trabalho diferente;
- Siga estas dicas para criar resiliência e gerenciar o estresse no trabalho.
Dicas para saber lidar com seus problemas e gerenciar o estresse no trabalho:
- Identifique coisas que causam estresse e trabalhe em conjunto para buscar soluções;
- Converse abertamente com empregadores, funcionários e sindicatos sobre como a pandemia está afetando o trabalho. As expectativas devem ser comunicadas claramente por todos;
- Pergunte sobre como acessar recursos de saúde mental em seu local de trabalho.
- Identifique as coisas sobre as quais você não tem controle e faça o melhor que puder com os recursos disponíveis.
- Mantenha um horário regular de sono.
- Fazer alongamento ou exercícios
- Passe algum tempo ao ar livre, seja fisicamente ativo ou relaxando.
- Se você trabalha em casa, defina um horário regular para encerrar o dia de trabalho, se possível.
- Faça coisas que você gosta fora do horário de trabalho.
- Conheça os fatos sobre covid-19. Esteja informado sobre como se proteger e aos outros.
- Faça pausas para assistir, ler ou ouvir notícias, incluindo mídias sociais. Ouvir sobre a pandemia repetidamente pode ser perturbador e mentalmente exaustivo.
- Conecte-se com outras pessoas. Converse com pessoas em quem você confia sobre suas preocupações, como você está se sentindo ou como a pandemia COVID-19 está afetando você.
- Se você acha que pode estar fazendo uso indevido de álcool ou outras drogas (incluindo medicamentos controlados) como forma de lidar com a situação, peça ajuda.
- Se você está sendo tratado para um problema de saúde mental, continue com o tratamento e esteja ciente de quaisquer sintomas novos ou agravantes.