ATENÇÃO REDOBRADA! Saiba os itens principais para sua proteção e limpeza de hospitais e clínicas de saúde

Na pandemia, ficou ainda mais evidente que hospitais e clínicas são ambientes extremamente expostos a doenças e infecções, pela natureza do trabalho oferecido nesses locais. Por isso, o nível de exigência na conservação e a limpeza deve ser especialmente alto, mantendo a segurança de quem precisa ir à esses centros de saúde ou dos profissionais que ali trabalham.
Para que tudo siga os protocolos corretos de higiene, cabe aos supervisores de limpeza a tarefa de fiscalizar o local e também ter a certeza de que seus subordinados estão protegidos, usando todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para a execução correta do trabalho, sem expor esses profissionais. Afinal, além de ter cuidado com os pacientes, é preciso zelar pela segurança de quem fica nesses locais diariamente, pelo alto nível de possibilidade de contaminações.

Para facilitar a compreensão e a identificação de tudo o que precisa ser verificado, elaboramos uma lista com os 10 itens mais importantes para ficar atento nesse tipo de situação:

1. Limpeza diária: não use produtos abrasivos ou que produzam cheiro forte. Encere o piso sempre que possível tomando cuidado para não deixar escorregadio.

2. Ar-condicionado: realize manutenção preventiva de acordo com prazo do fabricante. Troque filtros e limpe os aparelhos para evitar mau cheiro e proliferação de fungos.

3. Tapetes e carpetes: evite-os, mas, quando existirem, limpe com vinagre diluído em água e deixe ao sol para secar. Isso evita a proliferação de ácaros e outros agentes respiratórios.

4. Uniformes: padronize a indumentária dos funcionários, dando preferência para cores escuras para o pessoal da limpeza e manutenção. Para os que entram em contato com o público, opte por cores neutras.

5. Limpeza pesada: estabeleça um cronograma de acordo com a criticidade do ambiente. Deve ser feita uma limpeza e/ou desinfecção dos ambientes para reduzir os riscos de infecção.

6. Higienização das mãos: estabeleça um protocolo para limpeza das mãos dos funcionários. Use água corrente e sabão líquido antes ou após lidar com pacientes, medicamentos e equipamentos.

7. Limpeza a seco: utilize para áreas como garagens, jardins e outros espaços abertos. Faça a varrição da poeira, folhas e outros detritos recolhendo-os e ensacando-os em seguida. Leve o lixo imediatamente para o local designado.

8. Banheiros: tanto os de uso comum quanto os localizados nas áreas de internação devem ser lavados e desinfetados diariamente. Também é preciso haver uma estratégia de reposição de itens como papel higiênico e sabão líquido.

9. Teto e janelas: o primeiro lugar da limpeza é o teto e com o uso adequando de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Janelas precisam ser desmontadas para limpeza completa de todas as suas partes.

10. Portas e paredes: retire o pó e proceda com a limpeza usando panos úmidos e sabão neutro diluído em água. Realize a pintura em intervalos regulares para melhor conservação.

Atenção!

A LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO CLÍNICO-HOSPITALAR é um serviço que requer mão de obra especializada. Caso você trabalhe em um desses locais e não tem todos os EPIs ou percebeu falha em algum dos procedimentos citados acima, cobre seu supervisor ou acione seu sindicato.