
A importância da saúde bucal
Artigo escrito por Rafael Bombein (CREF – 016866/SP) e editado pelo jornalista Fábio Busian (MTB 81800)
De acordo com a Federação Dentária Internacional (FDI), a saúde bucal é variada e compreende a capacidade de falar, sorrir, saborear e ingerir alimentos, além de transmitir emoções utilizando expressões faciais, sem desconforto ou dor.
A saúde bucal está diretamente relacionada com a saúde geral do corpo; problemas dentários podem causar dor, inflamação e até mesmo infecções que afetam outras partes do corpo.
A boca é a porta de entrada para a nossa alimentação e hidratação, mas também para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde; uma boa higiene oral e cuidados periódicos podem diminuir riscos de desenvolver problemas dentários e detectar alterações precoces. Uma boa higiene bucal evita: mau hálito; gengivite; dentes amarelados; aftas; sensibilidade; cáries; perda do esmalte; câncer de boca.
Muitas doenças começam pela boca; algumas com prognóstico comprometedor como a leucemia, diabetes, endocardites, doenças autoimune, anemia e outras.
Doença Periodontal (inflamação dos tecidos que suportam os dentes) e gengivite (inflamação da gengiva): ocorrem pela má higiene bucal causam sangramento gengival, e estão relacionados a doenças sistêmicas, como diabetes, com interferência mútua, ou seja, o diabético tem uma piora na saúde gengival e está piora aumenta a glicemia.
Doenças cardiovasculares, como aterosclerose e endocardite bacteriana, estão relacionadas à periodontites.
Na gestação é importante o pré-natal odontológico, pois a periodontite está relacionada ao parto prematuro e nascimentos de bebês com baixo peso.
O câncer bucal tem alta prevalência na população, sendo um dos tipos mais comuns. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil está na terceira posição do ranking. Se diagnosticado no início, há grandes chances de cura (cerca de 80%), sem deixar sequelas. As causas são multifatoriais como, fumo, álcool, alimentação, má higiene bucal, traumas na boca, entre outras.
Para manter a saúde da sua boca é importante se atentar a alguns cuidados. Trocar regularmente sua escova de dentes: a cada 3 meses.
- Utilizar escova de dente com cerdas macias ou extra macias e que possuam grande quantidade de cerdas.
- Aplicar apenas a quantidade de pasta de dente indicada: para adultos, corresponde a um grão de ervilha.
- Higienizar sua escova de dentes após uso com água ou antissépticos bucais.
- Fazer uso do fio dental diariamente.
- Realizar consultas periódicas com seu dentista.
Uma boca bem cuidada mantém o corpo saudável!
É fundamental cuidar da saúde bucal adotando hábitos saudáveis e visitar regularmente o dentista pode prevenir problemas dentários e garantir uma boa saúde geral do corpo.