Dia da Segurança no Trabalho: 1º Encontro de Cipeiros da FEMACO tem apoio do IAGF

Clique na imagem para ampliar – clique fora da imagem para fechar
Pelo jornalista Fábio Busian (MTB 81.800/SP)

A importância da CIPA na prevenção de acidentes. Este foi o tema do 1º Encontro de Cipeiros da Grande SP, realizado pela FEMACO, federação que representa trabalhadores do Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes em São Paulo. Realizado nesta quinta-feira (28), Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, o evento foi realizado no auditório do SIEMACO São Paulo, com apoio do Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (AIGF) e contou com a palestra de diversos especialistas.

Cerca de 130 sindicalistas participaram do evento representantes dos SIEMACOs São Paulo, Guarulhos, Ribeirão Preto, ABC, Taboão, Osasco e Suzano. “O cipeiro tem um papel essencial nesse processo diário de orientar os trabalhadores e proteger vidas. Fico feliz em ver esse auditório cheio de profissionais em busca de mais qualificação, para levar mais informação até a base. O importante papel da CIPA fica ainda mais fortalecido”, disse André Santos Filho, presidente do SIEMACO São Paulo e vice-presidente da FEMACO.

Em seguida, Igor Fabian de Aguiar palestrou sobre “A importância do Cipeiro”. Gabriel Amadeu, responsável pelo Departamento de Segurança do Trabalho no SIEMACO-SP, falou sobre “Atividades do Sindicato em SST e CAT”. O professor Valdir Costa de Almeida discorreu sobre os “Benefícios por Incapacidade Previdenciária”.

Uma pausa nas palestras foi feita para servir almoço aos presentes. No início da tarde, às 13h30, Marcelo Lagares apresentou a palestra “Ato Inseguro e Condições Inseguras”. O médico psiquiatra e escritor Augusto Goldoni explanou a respeito de “Saúde Mental”. Por fim, às 15h, a enfermeira Raiane Sant ‘Anna da Silva Santos ressaltou os cuidados com “Acidentes com Objetos Perfurocortantes”.