O resgate do Sindicalismo Cidadão

O Instituto AGF foi criado em 2005 como forma de atuar na promoção social e educacional dos trabalhadores. Desde sua criação novas demandas foram surgindo como o atendimento à saúde.

Não há intenção de substituir o poder público que constitucionalmente tem a obrigação de prestar os serviços, mas sim o de oferecer alternativas ágeis no atendimento ao trabalhador e sua família, uma vez que o alto desemprego e a desigualdade, hoje no Brasil, acaba por sobrecarregar os serviços públicos, comprometendo sua eficácia.

Portanto agimos na tentativa de mitigar as carências criadas nos serviços públicos. Entendemos que ações efetivas tendo como protagonistas as organizações de trabalhadores e de empregadores possibilitam resgatar o papel do sindicalismo na sociedade, ou seja, o Sindicalismo Cidadão.

Em sua nova fase, o Instituto AGF tem por finalidade a organização, a gestão e a execução da prestação de atendimento à saúde, ambulatorial, de baixa complexidade, para públicos específicos, abrangendo consultas médicas e odontológicas, serviços de apoio ao diagnóstico e atividades complementares, voltados para a prevenção, a detecção precoce de patologias e procedimentos curativos básicos.