A importância do consumo de água
Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF) – Rafael Bombein (CREF 016866/SP) – 27/10/2024
Ouça o conteúdo:
O hábito de beber água recorrentemente só se faz necessário, do ponto de vista biológico, quando há a indicação de que o corpo está começando a ficar desidratado, ou seja, quando a sede aparece.
O corpo humano é composto de cerca de 60% a 70% de água e, por isso, ela é imprescindível para a manutenção de uma boa saúde. Entretanto, a quantidade que deve ser ingerida ainda deixa algumas dúvidas.
“Por ser tão crítica para a vida, há processos fisiológicos que controlam de forma estrita o balanço de sal e água no organismo. De forma simplificada, para manter a quantidade de água do nosso corpo é preciso repor as perdas”, comenta o professor Eduardo Barbosa Coelho, da área de Nefrologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.
Além da água ser uma grande parte da composição do corpo humano a tem como função o transporte nutrientes e oxigênio pela corrente sanguínea, mantém a concentração correta para a manutenção do equilíbrio eletrolítico (minerais carregados eletricamente que desempenham um papel fundamental em várias funções do organismo) e ácido-base, regula a temperatura corporal, mantém a estrutura celular, incluindo a membrana celular e a estrutura das proteínas e dos ácidos nucleicos e é vital para a excreção de substâncias tóxicas pela urina e fezes. A água é tão crítica para a vida que se você perder mais que 4% da água corporal total os sintomas de desidratação irão surgir e, se houver uma perda maior que 15%, ela pode ser fatal, explica o Dr.Coelho.
De acordo com a médica Marta Duenhas, especialista em nutrição clínica em nefrologia do Hospital do Servidor Público e do Hospital Brigadeiro, a quantidade de água que consumimos diariamente desempenha um papel muito importante para manter nosso corpo saudável e funcionando bem.
“A água tem a propriedade de liberar o calor do corpo. Quando o tempo está quente e o corpo está com a temperatura elevada, nós temos que suar e com essa perda de água a temperatura corporal é regulada. Às vezes a gente transpira e nem percebe que com isso o corpo respira”, explica Dra. Duenhas.
Outra função da água é ajudar na digestão. “Os alimentos que consumimos vão se decompor no organismo mais adequadamente. O líquido ajuda a melhorar o funcionamento do intestino”, afirma a médica.
Um dos problemas causados pela falta de hidratação é a fome falsa. O nosso corpo avisa que está precisando de líquidos, o que parece ser fome pode ser resolvido também com a ingestão de alimentos que contêm líquidos, como as frutas e as gelatinas.
De acordo com a médica alguns casos de dores de cabeça são desidratação. “Se a língua estiver esbranquiçada e a pele enrugada e seca é sinal que o corpo precisa de líquidos”.
Outro fator importante é a prevenção do cálculo renal. “O corpo mais hidratado evita que alguns sais minerais se concentrem e formem o cálculo. O sangue mais fluído evita a solidificação. Quanto mais água, mais a urina fica clara, desintoxicando, limpando o organismo e eliminando as toxinas”, indica Dra. Duenhas.
DICAS PARA TOMAR MAIS ÁGUA
Com a ajuda da nutricionista Laís Monteiro, o Saúde Brasil (Portal, vinculado ao Ministério da Saúde, criado para incentivar e apoiar os brasileiros a terem uma alimentação mais saudável) reuniu algumas dicas para ajudar quem não gosta ou tem dificuldade de beber água, confira:
Beba água temperada
Para quem não é muito fã do gosto da água, a água “temperada” ou aromatizada com rodelas de limão ou folhas de hortelã é a melhor opção. Para dar sabor, pode-se usar também abacaxi, canela em pau, gengibre, conforme a preferência pelo gosto.
Ande com uma garrafinha
Ter à mão cantis ou pequenas garrafas com água fresca é boa providência quando se está fora de casa. Com a preocupação com a sustentabilidade, hoje em muitos lugares não são oferecidos mais copos de plásticos. Além de ajudar a lembrar que é preciso tomar água, andar com uma garrafinha garante o abastecimento em filtros e bebedouros.
Coma mais frutas e verduras
A maioria dos alimentos in natura ou minimamente processados e as preparações com esses alimentos têm alto conteúdo de água. O leite e a maior parte das frutas contêm entre 80% e 90% de água. Verduras e legumes cozidos ou na forma de saladas costumam ter mais do que 90% do seu peso em água. Após o cozimento, macarrão, batata ou mandioca têm cerca de 70% de água. Um prato de feijão com arroz é constituído de dois terços de água. Quando a alimentação é baseada nesses alimentos e preparações, é usual que forneçam cerca de metade da água que precisamos ingerir.
Tome um copo antes das refeições
Antes do café da manhã, dos lanches, do almoço e do jantar, tome um copo de água. Essa é uma estratégia indicada para os esquecidos, que assim podem garantir a ingestão de pelo menos cinco copos de água por dia.
Beba água com gás e limão
Essa é uma dica especial para quem gosta de refrigerante: trocar pela água com gás e limão. Refrigerantes e vários tipos de bebidas adoçadas possuem alta proporção de água, mas contêm açúcar ou adoçantes artificiais e vários aditivos, razão pela qual não podem ser considerados fontes adequadas para hidratação.
Conte com a ajuda dos aplicativos
Para facilitar a vida de quem esquece de beber água ao longo do dia, uma outra opção é baixar aplicativos de celular que enviam avisos sonoros ou lembretes, e ajudam a controlar a quantidade de água ingerida diariamente.
Referências
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/saiba-quais-sao-os-beneficios-da-agua-para-o-organismo/
Para saber mais
Guia alimentar para a população brasileira;
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
Quantos litros de água você precisa beber todos os dias; Drauzio Varella; 18 de janeiro de 2024;