Curso de formação de lideranças tem adesão maciça de sindicatos e trabalhadores do Asseio em todo estado de SP
Continuando o ciclo formação de lideranças da RePensar Cursos em vários sindicatos do Asseio e Conservação do Estado de São Paulo, a palestrante Regina Moreira realizou, em novembro, novos eventos de qualificação no SIEMACO Campinas, SIEMACO Presidente Prudente e o Seth São José do Rio Preto, visando a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.
Com a organização do Instituto Arlindo Gusmão Fontes, que tem o objetivo de desenvolver ações e atividades focadas na promoção social e educacional dos trabalhadores do Asseio, os cursos tiveram alta adesão de trabalhadores. “A receptividade é excelente. As pessoas ficam muito sensibilizadas para a temática, pois elas percebem que temos uma visão equivocada de liderança, confundindo o líder gestor formal com a liderança essencial. Tivemos 100% de aprovação das nossas ações, com solicitação de novos cursos em todos os sindicatos”, disse Regina Moreira.
A especialista Regina acrescentou que o projeto é inovador e vem ao encontro de uma demanda e necessidade cruciais. “Agradeço a oportunidade do instituto e chamo atenção para que os sindicatos abracem essa proposta. É uma maneira de estar bem próximos dos trabalhadores de forma geral”.
“O treinamento trouxe algo inovador para as pessoas que participaram, fortalecendo ainda mais os laços entre sindicatos e categoria. Através do Instituto AGF está sendo possível que o sindicato se fortaleça ainda mais com as associações, pois podemos proporcionar um atendimento com ainda mais qualidade. É uma grande satisfação quando ouvimos do trabalhador sobre a importância de poder contar com seu sindicato. Só tenho agradecimentos à Regina, ao instituto e a todos os envolvidos”, avaliou Silvana Vioto, presidente do SIEMACO Presidente Prudente.
Paulo Pirassol, diretor do Instituto AGF, acredita que o mercado de trabalho é carente de líderes e que esse tipo de iniciativa traz a importância do espírito coletivo, algo essencial no sindicalismo. “Num mundo tão voltado para o individualismo, mostramos como a força da liderança, da união e do coletivo podem mudar a vida das pessoas para melhor, fortalecer uma categoria de trabalhadores e melhorar a qualidade de vida de todos, algo essencial. É por isso que apostamos nesse ciclo de qualificação. E a adesão foi tão grande, que iremos fazer novos cursos e transformá-lo também em Ensino à Distância, para que todos tenham acesso em qualquer lugar”, disse.
Pirassol acrescenta que a ação aproxima trabalhadores dos Recursos Humanos e do Administrativo das empresas, gerando uma maior interação desse público com os sindicatos. “Sabemos que esses trabalhadores internos têm menos interatividade com os sindicatos, que atuam nas bases, em postos de trabalho que geralmente não estão próximos da sede das empresas. Esse curso mostra que o sindicalismo atual de forma geral, beneficiando todos os representados, independentemente do perfil do profissional”, complementou.
A cidade de São José do Rio Preto também foi contemplada pelo curso da RePensar. O sindicato do Asseio da região, SETH (Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade) recebeu a especialista Regina em um dia de sala lotada, respeitando o distanciamento social. “Importante que pessoas que participaram, juntamente com funcionários do próprio sindicato, puderam entender o papel do líder de fato. O curso trouxe visão mais clara das formas que dão melhores resultados quando bem aplicados nas propria empresas. Percebemos a satisfação das pessoas e o resultado disso positivo. Esses novos líderes mudam forma de atuação no ambiente de trabalho, trazendo uma motivação maior para os funcionários, para a imagem das empresas e do sindicato”, elogiou Sérgio Paranhos, presidente do SETH.
Em sua segunda edição, o curso de formação de líderes no SIEMACO Campinas tem sido uma referência pela alta procura de empresas e funcionários do Asseio na região. Geraldo Magela, presidente do sindicato, reiterou sua satisfação na condução do evento pelo Instituto AGF e pela especialista Regina Moreira, da RePensar. “Já temos uma procura grande pelo curso. As pessoas que participaram contam para os colegas de trabalho e de outras empresas, gerando ainda mais demanda. Percebemos a carência nessa área e como o instituto foi assertivo nisso. Estão todos de parabéns”, finalizou.