Diferença entre gripe e resfriado
Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF) – Rafael Bombein (CREF 016866/SP) – 09/06/2024
Ouça o conteúdo:
Todos os anos, com a aproximação do inverno, começamos a nos preocupar em evitar as doenças respiratórias que popularmente chamamos de gripe. Apesar de usarmos esse termo de forma genérica para nos referirmos a sintomas como nariz entupido, espirros e dor de cabeça, a gripe e os resfriados são causados por vírus diferentes e apresentam algumas características que permitem a sua diferenciação.
Enquanto a maioria das pessoas é infectada algumas vezes durante o ano com o vírus do resfriado, a gripe ocorre com menos frequência, manifestando-se, por exemplo, uma vez em alguns anos.
GRIPE
É causada pelo vírus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dias os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca. Como no resfriado, na gripe a presença de secreções nasais e espirros é comum.
Principais Sintomas da Gripe
- Início: se instala de forma rápida, de uma hora para outra
- Duração: média de sete dias
- Febre: sim, com mais de 38 graus
- Tosse: sim, é um sintoma típico da gripe, principalmente, a tosse seca
- Espirro (coriza/nariz vermelho): não, ao contrário do que muita gente pensa, não faz parte dos sintomas característicos da gripe
- Dores no corpo: sim, são uma das características mais peculiares da gripe
RESFRIADO
É causado na maioria das vezes por rinovírus. Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.
“O resfriado é uma doença que começa de forma mais lenta. Você sente aos poucos que está doente, quando começam as dores no corpo e o nariz a escorrer. A gripe não: ela vem de uma vez. De uma hora para outra você começa a sentir mal-estar e ela é acompanhada de dois fatores principais, tosse seca e febre geralmente alta, em torno de 39º”, explica o infectologia do Instituto Emílio Ribas, Ralcyon Teixeira.
Por esses motivos, a gripe pode afetar com mais agressividade grupos com perfil de risco maior, como idosos, crianças muito pequenas, obesos, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz e pessoas que têm doenças crônicas e/ou que tomam remédios para abaixar a imunidade.
Segundo o médico Jean Gorinchteyn, para se proteger de gripe e resfriados, o ideal é lavar sempre as mãos com água e sabão, utilizar álcool gel constantemente para a higienização, evitar lugares com portas e janelas fechados e não levar as mãos ao rosto após contato com superfícies não higienizadas.
Principais Sintomas do Resfriado
- Início: se instala de forma lenta
- Duração: média de quatro dias
- Febre: sim, de no máximo 38 graus
- Tosse: não há ou surge apenas na reta final da doença
- Espirro (coriza/nariz vermelho): sim, são características peculiares dos resfriados
- Dores no corpo: não fazem parte das características do resfriado
Atenção: Mesmo medicamentos que podem ser comprados sem necessidade de receita médica podem provocar reações indesejadas. Somente o profissional de saúde poderá indicar o medicamento mais apropriado para cada caso.
Prevenção
A vacina é a melhor maneira de se evitar a gripe e suas complicações. Todos os anos é necessário receber uma nova dose, já que sua composição é alterada de acordo com o tipo de vírus mais provável de se disseminar. A vacina previne aproximadamente 70-90% dos casos de gripe, mas não protege contra outras infecções respiratórias como o resfriado. O efeito preventivo da vacina é observado cerca de duas semanas após sua administração, por isso a aplicação da vacina deve ser feita antes do inverno, época em que ocorrem os maiores índices de infecção. Como o vírus utilizado na vacina foi inativado em laboratório não é possível que a vacinação provoque gripe.
As reações adversas que podem ocorrer costumam ser leves, como: dor no local da injeção, febre e mal-estar que duram um ou dois dias. Há evidências de que quem recebe a vacina todos os anos desenvolve maior resistência à doença, por isso todas as pessoas que tiveram acesso à vacina devem recebê-la anualmente. Para o resfriado ainda não há vacina disponível.
IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.
Referencias
https://bvsms.saude.gov.br/gripe-e-resfriado/
https://portaldenoticias.saude.sp.gov.br/saiba-identificar-as-diferencas-entre-gripe-e-resfriado/
Para saber mais
Vídeo – Gripe e Resfriado; Drauzio Varella; 18 de jan. de 2016;
Vídeo – O frio provoca gripe; Drauzio Varella; 9 de mai. de 2018;