Entendendo a gripe o resfriado

Artigo escrito por Rafael Bombein (CREF – 016866/SP) e editado pelo jornalista Fábio Busian (MTB 81800)

Com a aproximação do inverno, começamos a nos preocupar em evitar as doenças respiratórias que popularmente chamamos de gripe. Apesar de usarmos esse termo de forma genérica para nos referirmos a sintomas como nariz entupido, espirros e dor de cabeça, a gripe e os resfriados são causados por vírus diferentes e apresentam algumas características que permitem a sua diferenciação.

Enquanto a maioria das pessoas é infectada algumas vezes durante o ano com o vírus do resfriado, a gripe ocorre com menos freqüência, manifestando-se, por exemplo, uma vez em alguns anos.

DIFERENÇA ENTRE A GRIPE DO RESFRIADO

A gripe é uma infecção respiratória causada pelos vírus da família Influenza. Existem vários subtipos de Influenza, capazes de provocar quadros gripais mais ou menos graves.

O resfriado também é uma infecção respiratória viral, mas existem dezenas de vírus diferentes que podem provocar o resfriado, como Rinovírus, Adenovírus, Parainfluenza, etc. Mais à frente vamos falar detalhadamente sobre estes vírus.

Duas das principais diferenças entre a gripe e o resfriado são a febre e o estado geral do paciente; enquanto o resfriado não costuma provocar febre ou apenas febre baixa (exceto em crianças pequenas), na gripe a febre é comum e costuma ser acima de 38ºC, principalmente nas crianças.

Na gripe, o paciente apresenta-se mais prostrado, com dor de cabeça e, frequentemente, com dor nos músculos e articulações. No resfriado, o paciente tem coriza, tosse e espirros, mas encontra-se mais ou menos bem disposto, apenas incomodado com estes os sintomas.

CARACTERÍSTICAS RESFRIADO GRIPE
TIPO DE VÍRUS Rinovírus na maioria dos casos, mas também pode ser causado por Adenovirus, Vírus sincicial respiratório, Coronavirus, Parainfluenza, entre outros. São causados pela família do vírus Influenza.
FEBRE Pouco comum nos adultos, mas frequente em crianças pequenas. Costuma ser baixa. Muito comum, geralmente acima de 38º. Em crianças, a febre pode passar dos 40ºC.
DOR DE CABEÇA Raro. Muito comum.
DORES PELO CORPO Raro, quando presentes são leves. Comum e habitualmente bem incômodas.
CORIZA NASAL Muito comum. Pode haver ou não.
ESPIRROS Muito comum. Pode haver ou não.
DOR DE GARGANTA Muito comum e surge
habitualmente já no
primeiro dia de doença.
Pode haver ou não.
FRAQUEZA Pouco comum. Muito comum e pode durar vários dias.
TOSSE Tosse seca leve a moderada. Comum, pode haver expectoração.
TEMPO DE INCUBAÇÃO 24 a 72 horas. 24 a 96 horas.
DURAÇÃO DA DOENÇA 3 a 7 dias na maioria dos casos, mas em 1/4 dos pacientes, a doença persiste por até 14 dias. 2 a 5 dias, mas a tosse e o cansaço podem durar semanas para desaparecer.
PERÍODO CONTAGIOSO Inicia-se 12 a 24 horas após o primeiro contato com o vírus, mas o pico ocorre entre o 2º e 4º dias de sintomas. Inicia-se 12 horas após o primeiro contato com o vírus, mas o pico ocorre entre o 1º e 6º dias de sintomas.
ABERTURA DO QUADRO Piora gradual ao longo dos 2-3 primeiros dias. Início súbito, com pico dos sintomas em poucas horas.
COMPLICAÇÕES COMUNS Otite média e sinusite. Otite média e pneumonia.

PRINCIPAIS SINTOMAS DO RESFRIADO E DA GRIPE

RESFRIADO

O resfriado é uma infecção fraca das vias aéreas; como mostrado pode ser causado por vários tipos de vírus, sendo o Rinovírus o mais comum; é extremamente contagioso e a transmissão é feita através de aerossóis da tosse ou do espirro e pelo contato com mãos infectadas.

Os sintomas surgem de 24 a 72 horas após a transmissão do vírus. Costuma durar de 5 a 7 dias, porém em 25% dos casos, os sintomas persistem por até 2 semanas.

 A maioria das pessoas apresenta de 3 a 5 quadros de resfriado por ano; sintomas mais comuns; 

  • Rinite; 
  • Tosse;
  • Espirros;
  • Pode ocorrer dor de garganta de curta duração nos primeiros dias. A tosse seca pode durar até semanas depois do fim dos sintomas. 

Em adultos, raramente ocorre febre.

O resfriado é contagioso durante apenas os 3 primeiros dias de sintomas.

GRIPE

A gripe é causada pelo vírus Influenza e apresenta um quadro clínico mais rico que o resfriado, com; 

  • Febre alta;
  • Dores pelo corpo; 
  • Dor de cabeça; 
  • Mal-estar (sensação desagradável de perturbação do organismo; indisposição que não chega a configurar doença; incômodo, indisposição)
  • Perda do apetite; 
  • Dor de garganta;
  • Tosse. 

Na gripe, os sintomas costumam aparecer subitamente, ao contrário do resfriado, onde eles surgem gradualmente; a tosse e a febre são sintomas precoces.

O modo de transmissão da gripe é igual ao do resfriado.

O tempo de doença pode ser de até 2 semanas, mas, em geral, dura de 4 a 7 dias.

O tempo em que o paciente se mantém contagioso dura de 1 a 2 dias após a resolução da febre.

A gripe também apresenta uma maior taxa de complicações, como pneumonia pelo próprio Influenza ou por bactérias oportunistas que se aproveitam do estado debilitado do paciente para atacar seus pulmões.

Além da vacina contra a gripe, já existem remédios específicos contra a influenza, que quando receitados, devem ser administrados nas primeiras 48 horas doença. 

Atenção: Mesmo medicamentos que podem ser comprados sem necessidade de receita médica podem provocar reações indesejadas. Somente o profissional de saúde poderá indicar o medicamento mais apropriado para cada caso.

PREVENÇÕES

A gripe e o resfriado são viroses altamente contagiosas. Quando se mora na mesma casa de alguém infectado, é quase impossível não entrar em contato com o vírus. Algumas dicas de como reduzir o risco de transmissão;

  • Evitar contato próximo com pessoas contaminas (pelo menos 2 metros).
  • Evitar contato direto das mãos com olhos e boca sem antes as terem lavado.
  • Lavar as mãos com água e sabão (ou solução alcoólica apropriada) frequentemente.
  • Evitar ficar em ambientes com pouca circulação de ar e com muitas pessoas.
  • Idosos devem ser vacinados anualmente 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

É verdade que os vírus da gripe estão em constante mutação e por isso não conseguimos criar uma defesa imunológica permanente?

Sim, inclusive a vacina contra a gripe é alterada frequentemente, levando em contas esses novos vírus mutantes.

Posso pegar gripe através da vacinação?

Não, os vírus usados são mortos e incapazes de causar doença.

Algumas pessoas dizem que nunca tiveram gripe e depois da vacinação começaram a tê-la frequentemente, isso é possível?

Não. Isto não faz o menor sentido. O que acontece é que 10% dos subtipos de Influenza não são cobertos, por isso, alguns pacientes vacinados podem pegar gripe. Muitas pessoas apresentam resfriados e os confundem com gripe.

Podemos pegar resfriado ou gripe sendo expostos ao frio?

Em geral, os meses mais frios são aqueles onde há maior circulação de vírus, e as pessoas ficam mais tempo em contato umas com as outras em locais fechados. Não existe relação direta entre pegar frio e pegar gripe ou resfriado. Ninguém pega gripe porque pegou chuva ou abriu a geladeira com o corpo molhado. Para se pegar a doença é necessário contato com o vírus.

Vitamina C previne viroses?

Não há evidências científicas que comprovem a eficácia da vitamina C na prevenção de viroses.

Canja de galinha é bom para curar gripe?

Não é bom nem é ruim; como um dos tratamentos é aumentar a ingestão de líquidos, a canja de galinha serve a esse propósito. Alimentos quentes aliviam os sintomas de dor de garganta. Mas a galinha em si, não tem nada com isso.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.


Referencias
https://bvsms.saude.gov.br/gripe-e-resfriado/
https://www.mdsaude.com/doencas-infecciosas/diferencas-gripe-resfriado/
Para saber mais
COVID-19
https://www.mdsaude.com/doencas-infecciosas/sintomas-da-covid19/
PNEUMONIA 
https://www.mdsaude.com/pneumologia/sintomas-da-pneumonia/