Melhore sua postura e evite dores: aprenda a se alongar antes da jornada de trabalho.
A movimentação física diária proporciona uma melhora na saúde do organismo como um todo e que por isso deve estar presente na nossa rotina. Mas, para quem trabalha sentado durante a maior parte do dia ou realiza movimentos repetitivos, mexer o corpo pode não ser algo tão habitual. Você sabia que é possível incluir exercícios no ambiente corporativo? Isso pode ser feito através do alongamento!
O alongamento em si só proporciona uma melhora em todas as funções do organismo, ativando a circulação sanguínea e, consequentemente, todos os órgãos vitais do nosso corpo. Quando praticado no trabalho, o alongamento traz os seguintes benefícios:
- Diminui o estresse, tão comum nos ambientes corridos do trabalho;
- Ameniza as crises de ansiedade;
- Proporciona aumento da flexibilidade e dos movimentos;
- Traz maior disposição e sensação de bem-estar;
- Melhora da postura e consequente relaxamento dos músculos;
- Diminui a tensão e alivia possíveis dores nas articulações;
- Aumenta a oxigenação dos tecidos e melhora a respiração.
Confira essa sequência de alongamentos bem simples e rápidos de fazer, que podem te ajudar a melhorar sua qualidade de vida:
Alongamento de pescoço
1 – Posição inicial – em pé, braços juntos ao tronco e pés levemente afastados.
2 – Olhar para baixo e contar até 20.
3 – Olhar para cima e contar até 20.
4 – Olhar para a direita e contar até 20.
Atenção para não deixar os ombros irem para frente.
5 – Olhar para a esquerda e contar até 20.
Atenção para não deixar os ombros irem para frente.
Alongando a região lombar
1 – Posição inicial
2 – Sentado(a) em uma cadeira, tente colocar as mãos nos pés, como a figura. Se não conseguir chegar aos pés, colocar as mãos no joelhos. Contar até 20, voltar a posição inicial lentamente. Repita essa sequência duas vezes.
Alongando braços e ombros – exercícios realizados em pé.
1 – Segurar o braço direito um pouco acima do cotovelo e puxá-lo contra o tronco, contar até 20, fazer uma pausa soltando o braço e realizar o exercício novamente,. Fazer o mesmo exercício com o outro braço.
2 – Colocar uma mão na nuca e com a mão contrária, apoiada no cotovelo, empurrar o braço para baixo. Contar até 20, fazer uma pausa soltando o braço e realizar o exercício novamente. Fazer o mesmo exercício com o outro braço.
3 – Entrelaçar os dedos e estender os dois braços acima da cabeça. Contar até 20, soltar os braços e realizar o exercício novamente.
Alongando as pernas
1 – Apoiando uma mão na parede, segurar o pé e contar até 20, descer lentamente. Fazer o mesmo com a outra perna. Atenção: mantenha as costas retas. Fazer essa sequência duas vezes para cada perna.
2 – Com as duas mãos apoiadas na parede, colocar uma perna esticada para trás e a outra na frente, com o joelho levemente dobrado, contar até 20 e passar para a outra perna. fazer isso duas vezes para cada perna.