Fumar pode causar câncer, doenças respiratórias e piorar casos de COVID-19

O tabagismo, que é o consumo de cigarros, é responsável por 8 milhões de mortes anuais em todo o planeta, seja causando doenças cardiovasculares, pulmonares, cânceres (principalmente de pulmão e garganta), diabetes e hipertensão. O uso do tabaco também é um fator de risco conhecido para doenças graves e morte por várias infecções respiratórias .

POR QUE O TABAGISMO MATA?

O tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Essa parcela da população também tem maior frequência por infecções respiratórias, como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, COMO A COVID, PIORAM A SITUAÇÃO.

Como o tabagismo implica o sistema respiratório, ele se torna fator de risco para a Covid-19. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença. Além disso, o hábito de levar as mãos à boca para fumar pode potencializar a infecção pelo vírus.

PRODUTOS DE USO COMPARTILHADO AGRAVAM A SITUAÇÃO.

No uso do narguilé (é uma espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado), é comum o seu compartilhamento, expondo mais ainda os usuários ao risco de contaminação e transmissão de várias doenças infectocontagiosas, entre elas, a Covid-19, infecção causada pelo coronavírus. Isso também acontece quando um dispositivo eletrônico para fumar é utilizado por mais de uma pessoa.

Além disso, por conterem tabaco, o narguilé e os dispositivos eletrônicos para fumar são prejudiciais à saúde pulmonar, igual os cigarros normais, e seu consumo aumenta o risco para desenvolvimento de sintomas mais graves da Covid-19.

PARE DE FUMAR!

As recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) são para que os usuários do tabaco parem de fumar. Evidências disponíveis sugerem que fumar está associado ao aumento da gravidade da doença e morte em pacientes COVID-19 hospitalizados. Embora provavelmente relacionado à gravidade, não há evidências para saber o risco para fumantes de hospitalização com COVID-19 ou infecção por SARS-CoV-2 foi encontrada na literatura revisada por pares . Porém, na dúvida, não fume. Você só tem a ganhar com isso!