O resgate do Sindicalismo Cidadão
O Instituto AGF foi criado em 2005 como forma de atuar na promoção social e educacional dos trabalhadores. Porém novas demandas foram surgindo e o Instituto procura se adaptar.
Não há intenção de substituir o poder público que constitucionalmente tem a obrigação de prestar os serviços, mas sim o de oferecer alternativas ágeis no atendimento ao trabalhador e sua família, uma vez que o alto desemprego e a desigualdade, hoje no Brasil, acaba por sobrecarregar os serviços públicos, comprometendo sua eficácia.
Portanto agimos na tentativa de mitigar as carências criadas nos serviços públicos. Entendemos que ações efetivas tendo como protagonistas as organizações de trabalhadores e de empregadores possibilitam resgatar o papel do sindicalismo na sociedade, ou seja, o Sindicalismo Cidadão.
O Instituto Arlindo Gusmão de Fontes não é um plano de saúde e nem a convenção trata disto. O benefício saúde está disponível aos trabalhadores e foi acordado entre as partes laboral e patronal. A despesa assumida pelas empresas é de caráter social e não vai transitar pela folha pagamento e reforça apenas o trabalho já feito por vários sindicatos, não preenchendo os requisitos de um plano de saúde convencional.
Objetivando a promoção do bem-estar físico, mental, emocional, intelectual, profissional e social de públicos do interesse das entidades associadas, o IAGF executará atividades referenciadas em estudos, pesquisas, consultorias, assessoria, planejamento, especificação, limitação e estruturação de ações, com o desenvolvimento, edição e produção de publicações, materiais, conteúdos e metodologias cabíveis.