O resgate do Sindicalismo Cidadão

Instituto AGF foi criado em 2005 como forma de atuar na promoção social e educacional dos trabalhadores. O nome Arlindo Gusmão de Fontes é uma justa homenagem ao Arlindo que  foi presidente do Siemaco ABC e dedicava especial atenção a segurança e medicina do trabalho, visando a qualidade de vida do trabalhador. Bem de acordo com as novas responsabilidades do Instituto que agora atende a novas demandas de saúde do trabalhador.

O objetivo alcançado em criar o Benefício Saúde através de uma Convenção Coletiva de Trabalho, não tem a  intenção de substituir o poder público que constitucionalmente tem a obrigação de prestar os serviços, mas sim o de oferecer alternativas ágeis no atendimento ao trabalhador e sua família, uma vez que o alto desemprego e a desigualdade, hoje no Brasil, acaba por sobrecarregar os serviços públicos, comprometendo sua eficácia.

O Instituto Arlindo Gusmão de Fontes não é um plano de saúde e nem a convenção trata disto. O benefício saúde está disponível aos trabalhadores e foi acordado entre as partes laboral e patronal. A despesa assumida pelas empresas é de caráter social e não vai transitar pela folha pagamento e reforça apenas o trabalho já feito por vários sindicatos, não preenchendo os requisitos de um plano de saúde convencional.

Objetivando a promoção do bem-estar físico, mental, emocional, intelectual, profissional e social de públicos do interesse das entidades associadas, o IAGF executará atividades referenciadas em estudos, pesquisas, consultorias, assessoria, planejamento, especificação, limitação e estruturação de ações, com o desenvolvimento, edição e produção de publicações, materiais, conteúdos e metodologias cabíveis.

Arlindo Gusmão de Fontes foi um importante líder sindical e técnico em segurança do trabalho, com forte atuação no SIEMACO ABC (Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de São Bernardo do Campo, Diadema, Santo André e demais cidades da região ABC). Em reconhecimento à sua dedicação na defesa dos direitos dos trabalhadores, foi criado em 2005 o Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF), que oferece serviços de saúde, assistência social e capacitação profissional. Arlindo foi presidente do Siemaco ABC e dedicava especial atenção a segurança e medicina do trabalho, visando a qualidade de vida do trabalhador. Daí a justa homenagem do Instituto em ter seu nome.