TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF) – Rafael Bombein (CREF 016866/SP) 26/05/2025

Ouça o conteúdo:

Apesar de ser um transtorno muito relacionado as crianças, adultos podem ter esse distúrbio causando problemas profissionais e nos relacionamentos sociais e afetivos.

O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é um distúrbio neurobiológico crônico que provoca sintomas como agitação, inquietação ou dificuldade de concentração. 

 Essa condição afeta principalmente crianças, mas também pode surgir em adultos, sendo causada por fatores genéticos, exposição ao cigarro, álcool ou infecções virais durante a gravidez. O tratamento do TDAH é feito pelo psiquiatra e, normalmente, envolve uso de remédios e psicoterapia.

O TDH afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar e sua prevalência é maior entre os meninos. A dificuldade para manter o foco nas atividades propostas e a agitação motora que caracterizam o transtorno podem prejudicar o aproveitamento escolar e ser responsável por rótulos depreciativos que não correspondem ao potencial psicopedagógico dessas crianças.

Acredita-se que em torno de 60% das crianças e adolescentes com TDAH entrarão na vida adulta com alguns dos sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade, porém em menor número. Os adultos costumam ter dificuldade em organizar e planejar atividades do dia a dia, principalmente determinar o que é mais importante ou o que fazer primeiro dentre várias coisas que tiver para fazer. Estressa-se muito ao assumir diversos compromissos e não saber por qual começar. Com medo de não conseguir dar conta de tudo acabam deixando trabalhos incompletos ou interrompem o que estão fazendo e começam outra atividade, esquecendo-se de voltar ao que começaram anteriormente. Sentem grande dificuldade para realizar suas tarefas sozinhos e precisam ser lembrados pelos outros, o que pode causar muitos problemas no trabalho, nos estudos ou nos relacionamentos com outras pessoas.

TDAH não é uma condição nova. O transtorno foi descrito em meados do século 19 e sua frequência é igual em todo o mundo. 

O tipo de TDAH é identificado pelo médico através da avaliação dos sintomas e de acordo com o manual de classificação das doenças mentais, ele pode ser classificado em três tipos:

  1. TDAH – DESATENTO

O TDAH desatento é caracterizado pela criança, adolescente ou adulto apresentar mais sintomas de déficit de atenção do que hiperatividade. Esse tipo de TDAH é mais comum em meninas do que meninos.

  1. TDAH – HIPERATIVO/IMPULSIVO

No TDAH hiperativo/impulsivo, a pessoa apresenta mais sintomas de hiperatividade do que de déficit de atenção. O TDAH hiperativo/impulsivo é mais comum em meninos do que meninas.

  1. TDAH – COMBINADO

O TDAH combinado é caracterizado por a pessoa apresentar sintomas tanto do déficit de atenção, como sintomas de hiperatividade. Esse tipo de TDAH é mais comum em meninos do que em meninas.

Em todas as faixas etárias, pessoas com o transtorno estão sujeitas a desenvolver comorbidades, ou seja, desenvolver simultaneamente distúrbios psiquiátricos, como ansiedade e depressão. Na adolescência, o risco maior está no uso abusivo do álcool e de outras drogas.

PRINCIPAIS SINTOMAS DO TDAH 

  1. Sintomas de déficit de atenção

Os principais sintomas de déficit de atenção do TDAH são:

  • Não prestar muita atenção às tarefas ou leituras;
  • Dificuldade de concentração ou para prestar atenção em detalhes;
  • Ter pressa em realizar tarefas;
  • Deixar as tarefas incompletas ou não seguir as instruções até o fim;
  • Distrair facilmente com estímulos externos;
  • Dificuldade para realizar atividades que exigem concentração;
  • Não prestar atenção no que as pessoas falam;
  • Esquecer ou perder coisas frequentemente.

A dificuldade para manter o foco nas atividades propostas e a agitação motora podem prejudicar o aproveitamento escolar de crianças.

  1. Sintomas de hiperatividade

Os principais sintomas de hiperatividade do TDAH são:

  • Inquietação ou impulsividade;
  • Falar excessivamente ou fora de hora;
  • Interromper as pessoas quando estão falando;
  • Mexer com frequência, batucar ou fazer barulho frequentemente;
  • Não conseguir permanecer parado por muito tempo;
  • Dificuldade para esperar sua vez;
  • Irritabilidade, raiva ou excitabilidade.

Os sintomas do TDAH, normalmente, estão presentes em várias situações e ambientes, como escola, casa ou atividades recreativas, por exemplo. 

  1. Sintomas de TDAH em adultos

Os principais sintomas de TDAH em adultos são:

  • Dificuldade de organização e iniciar tarefas;
  • Falta de foco ou distrair-se facilmente;
  • Dificuldade de concentração em tarefas que não são interessantes;
  • Hiperfoco ao realizar tarefas estimulantes e gratificantes;
  • Falta de motivação e persistência;
  • Problemas de memória de curto prazo.
  • Irritabilidade ou temperamento explosivo;
  • Dificuldade para ouvir pacientemente palestras e exposições.

ATENÇÃO!

Os sintomas de TDAH em adultos podem causar problemas profissionais e nos relacionamentos sociais e afetivos.

O diagnóstico do TDAH em adultos, normalmente, é feito de forma tardia porque a pessoa com o transtorno nunca apresentou déficits funcionais significativos durante a infância e/ou adolescência.

DIAGNÓSTICANDO O TDAH

O diagnóstico do TDAH é clínico, sendo feito pelo psiquiatra infantil, neuropediatra ou psiquiatra através da avaliação dos sintomas e histórico de saúde.

O diagnóstico do TDAH infantil, é confirmado pelo médico quando a criança apresenta pelo menos 6 ou mais sintomas de déficit de atenção e/ou hiperatividade, antes dos sete anos, presentes em pelo menos em dois ambientes diferentes, por pelo menos 6 meses.

Já no caso do TDAH em adultos, o diagnóstico é confirmado pelo médico se a pessoa apresentar 5 ou mais sintomas, por pelo menos 6 meses, presentes em 2 ou mais ambientes.

EXAMES IDENTIFICAM O TDAH

Para diagnosticar o TDAH não são necessários testes neuropsicológicos, nem exames de imagem ou laboratoriais, pois o diagnóstico é clínico com base nos sintomas e sua duração.

Referencias

https://bvsms.saude.gov.br/transtorno-do-deficit-de-atencao-com-hiperatividade-tdah/#:~:text=%C3%89%20um%20transtorno%20neurobiol%C3%B3gico%20de,indiv%C3%ADduo%20por%20toda%20a%20vida.

https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/tdah

https://drauziovarella.uol.com.br/pediatria/tdah-transtorno-do-deficit-de-atencao-com-hiperatividade/


Para saber mais

Dr. Drauzio Varella conversa com o Dr. Daniel Segenreich, médico psiquiatra, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) e professor da faculdade de medicina de Petrópolis, sobre o TDH; Drauzio Varella; 24 de setembro de 2021;


TDAH: a importância do tratamento durante a infância e a vida adulta; Drauzio Varella; 11 de julho de 2022;


Dificuldade de concentração não é o único sintoma do TDAH; Drauzio Varella; 29 de janeiro de 2024;