Cirrose – A doença do fígado
Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF) – Rafael Bombein (CREF 016866/SP) – 17/11/2024
Ouça o conteúdo:
A cirrose é mais comum em homens acima dos 45 anos, mas pode acometer também as mulheres.
Cirrose é uma doença crônica do fígado que se caracteriza por fibrose e formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea. Pode ser causada por infecções ou inflamação crônica dessa glândula. A cirrose faz com que o fígado produza tecido de cicatrização no lugar das células saudáveis que morrem. Com isso, ele deixa de desempenhar suas funções normais como produzir bile (um agente emulsificador de gorduras), auxiliar na manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue, produzir proteínas, metabolizar o colesterol, o álcool e alguns medicamentos, entre outras.
A cirrose tem como consequência a insuficiência hepática crônica, porém, o senso comum coloca o álcool como sua principal causa. “Muita gente associa a cirrose puramente ao consumo de álcool, mas isso não está correto. Existem duas outras causas que são tão ou mais importantes: as hepatites virais e o fígado gorduroso”, explica o professor Dr. Alberto Farias da Gastroenterologia e Hepatologia da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital das Clínicas.
As hepatites virais B e C podem ser testadas gratuitamente nos postos de saúde. Para a B, existe vacina e tratamento e a C tem um tratamento muito eficaz. Dr. Farias comenta que, antigamente, o fígado gorduroso (esteatose hepática) era considerado uma condição de quem estava acima do peso e que não havia problema; hoje, sabe-se que ele pode causar cirrose e câncer de fígado. “Se as três principais causas — o álcool, as hepatites virais e o fígado gorduroso — fossem reconhecidas e tratadas, teríamos uma drástica redução do número de mortes por essa condição no País”, ressalta o especialista.
O fígado é a maior glândula do corpo e está localizado na parte superior direita do abdômen, abaixo do diafragma e acima do estômago, rim direito e intestinos. É um órgão de funções múltiplas e fundamentais para o funcionamento do organismo. Entre elas, destacam-se:
- Metabolismo da glicose;
- Metabolismo proteico;
- Armazenamento de vitamina e minerais;
- Metabolismo de medicamentos;
- Eliminação de toxinas;
- Produzir proteínas, fatores de coagulação, triglicerídeos, colesterol e bile;
- Regulação da coagulação sanguínea.
Os primeiros sinais e sintomas de problemas no fígado são a dor abdominal do lado direito e a barriga inchada. Além desses sintomas, também pode ocorrer cor amarelada na pele e nos olhos, urina amarela com cheiro forte ou escura, enjoos ou tonturas com muita frequência, cansaço sem razão aparente, surgimento de hematomas após pancadas leves, falta de apetite, fezes de cor amarelada, esbranquiçada ou cinzenta.
No entanto, durante muito tempo a doença pode evoluir sem causar sintomas.
Cirrose é um processo patológico irreversível que pode ser fatal. Portanto, é importante fazer o diagnóstico precoce para iniciar o mais depressa possível o tratamento que pode adiar ou evitar que surjam complicações mais graves.
A primeira coisa a fazer diante do diagnóstico é eliminar o agente agressor, no caso de álcool e drogas, ou combater o vírus da hepatite.
Para casos mais graves, o transplante de fígado pode ser a única solução para a cura definitiva da doença.
FATORES DE RISCO
- Uso excessivo de álcool;
- Infecção pelos vírus da hepatite B ou C;
- Algumas doenças genéticas (por exemplo, Doença de Wilson);
- Hepatite autoimune;
- Cirrose biliar primária.
RECOMENDAÇÕES
- Evite o uso abusivo de álcool;
- Utilize preservativo nas relações sexuais e seringas descartáveis para evitar a contaminação pelos vírus das hepatites B e C;
- Não descuide do tratamento para as hepatites B e C crônicas a fim de que não provoquem cirrose;
- Procure vacinar-se contra hepatite B para evitar o risco de contrair essa doença.
Referencias
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/cirrose/
https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/snt/doacao-de-orgaos/transplante-orgaos/figado
Para saber mais
Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF); 19/08/2024;
https://institutoagf.com.br/atencao-para-as-hepatites-virais
Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF);
https://institutoagf.com.br/julho-amarelo%3A-previna-se-contra-a-hepatite
Drauzio Varella;
DrauzioCast #010 | Cirrose; Cirrose é uma doença crônica do fígado que se caracteriza por fibrose e formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea no interior do fígado. O fato de o fígado passar a produzir tecido de cicatrização no lugar das células saudáveis — que morrem — compromete o desempenho de suas funções básicas e essenciais;
https://drauziovarella.uol.com.br/podcasts/drauziocast/cirrose-2/