Lombalgia. Você sabe o que é?
Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF) – Rafael Bombein (CREF 016866/SP) – 05/05/2024
Ouça o conteúdo:
Má postura, inflamação ou mesmo hérnia de disco. As causas variam, mas trazem como consequência a famosa lombalgia, ou dor nas costas, que prejudica seu dia a dia e sua qualidade de vida. Saiba como evitar esse problema e viver muito melhor.
O QUE É LOMBALGIA
É quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como “lumbago”, “dor nas costas”, “dor nos rins” ou “dor nos quartos”. Não é uma doença. É um tipo de dor que pode ter diferentes causas, algumas complexas, porém, na maioria das vezes o problema não é sério. Algumas vezes a dor se irradia para as pernas com ou sem dormência.
O QUE CAUSA A LOMBALGIA
Como existem muitas estruturas na coluna (ligamentos, tendões, músculos, ossos, articulações, disco intervertebral) há inúmeras causas diferentes para a dor; somando-se a isso há inúmeras doenças sistêmicas não reumatológicas que podem manifestar-se com dor lombar. A maioria das dores lombares é causada pelo “mau uso” ou “uso excessivo” das estruturas da coluna (resultando em entorses e distensões), esforços repetitivos, excesso de peso, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, erro postural, posição não ergonômica no trabalho e osteoartrose da coluna (com o passar do tempo, as estruturas da coluna vão se desgastando, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais e articulações). Outras causas incluem doenças inflamatórias como a espondilite anquilosante, infecções, tumores etc.
COMO É A LOMBALGIA
De duas maneiras: aguda e crônica. A forma aguda é o “mau jeito”. A dor é forte e aparece subitamente depois de um esforço físico. Ocorre na população mais jovem. A forma crônica geralmente acontece entre os mais velhos; a dor não é tão intensa, porém é quase permanente.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO
O médico tem papel fundamental no diagnóstico e necessita sobretudo de uma história detalhada da dor, fatores associados e um exame físico meticuloso para um correto diagnóstico. O diagnóstico das lombalgias é, geralmente, clínico. Exames de imagem em geral não são solicitados em lombalgias agudas, apenas nos casos em que são observados alguns sinais de alerta como febre, perda de peso, déficit neurológico, idade acima de 50 anos e trauma. Quando há persistência da dor por mais 4-6 semanas os exames devem ser solicitados.
EXERCÍCIO FÍSICO FAZ BEM NA LOMBALGIA
Na crise aguda o exercício está totalmente contraindicado. Deve-se fazer repouso absoluto, deitado na cama. Uma alternativa é deitar-se de lado em posição fetal (com as pernas encolhidas); após a fase aguda o fortalecimento muscular da região através de exercícios é fundamental para evitar novas crises.
LOMBALGIA NA CRIANÇA E NO ADOLESCENTE É IMPORTANTE
Sim, muito importante. Enquanto no adulto a maioria das lombalgias tem causas e tratamentos simples, a dor lombar no adolescente é incomum e de causas que devem ser investigadas cuidadosamente pelo médico ortopedista.
COMO EVITAR QUE UMA LOMBALGIA AGUDA SE TORNE CRÔNICA
Muitos fatores são importantes. A correção postural, principalmente na maneira de sentar-se no trabalho e na escola. Na fase aguda a ginástica não é indicada, porém, após o final da crise, a prática regular de exercícios físicos apropriados é importante. Quando fizer exercício com pesos na ginástica, proteja a coluna deitando-se ou sentando-se com apoio nas costas. Não permanecer curvado por muito tempo. Quando se abaixar no chão deve-se dobrar os joelhos e não dobrar a coluna. Evitar usar colchão mole demais ou excessivamente duro, principalmente se o indivíduo é muito magro.
IMPORTANTE
Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.
Referencias
https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/lombalgia/
https://www.scielo.br/j/ramb/a/SxmWFnSpbp3ZtLLr4LV6wWp/?format=pdf
Para saber mais
Vídeo – Saiba mais sobre Dor na Lombar – Lombalgia no site da Sociedade Brasileira de Reumatologia; 18 de set. de 2019;
Texto – Hérnia de Disco; Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF) – 21/04/2024; https://institutoagf.com.br/hernia-de-disco
Texto – Cuidados com a coluna vertebral; Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF);