
Dicas para se ter uma boa qualidade de vida
Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF) – Rafael Bombein (CREF 016866/SP) – 24/11/2024
Ouça o conteúdo:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define qualidade de vida como a percepção de uma pessoa sobre a sua inserção na vida, em relação aos seus objetivos, expectativas e preocupações. A OMS também define saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
Alguns aspectos que contribuem para a qualidade de vida são:
- Aspecto físico: ausência de patologias;
- Aspecto psicológico: saúde mental;
- Relações sociais: vida em sociedade;
- Nível de independência;
- Meio ambiente: toxinas ambientais e ambiente estressante;
- Aspectos religiosos: o poder da fé.
Para ter uma boa qualidade de vida recomenda se adotar hábitos saudáveis como alimente-se de maneira saudável; não fumar; evitar café e bebidas alcoólicas em excesso; não dirigir após ingerir bebida alcoólica; procurar dormir 8 horas diárias; fazer atividades esportivas e de lazer regularmente; resolver problemas de forma racional, encarando-os positivamente.
No trabalho, programe e tire férias anuais; coloque-se no lugar do outro; tenha atitudes positivas; valorize a boa comunicação; em momentos de tensão faça um relaxamento com respiração lenta e pausada.
Em relação a prática de atividade física, a OMS recomenda que adultos façam pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana, e crianças e adolescentes façam uma média de 60 minutos por dia. As atividades físicas proporcionam benefícios físicos e psicológicos, tais como: controle do peso corporal; controle dos níveis de glicose, de colesterol, da pressão arterial; melhora da mobilidade das articulações; aumento da densidade óssea (previne a osteoporose); aumento da resistência física; ajuda no controle da depressão; melhora a qualidade do sono; mantém a autonomia; evita o isolamento social; alivia o estresse; aumenta o bem-estar; melhora a autoimagem e a autoestima.
ATENÇÃO!
Antes de iniciar a prática de exercícios físicos, procure orientação profissional de educação física e passe por uma avaliação médica.
Tenha cuidado com a exposição ao sol; busque as horas mais frescas do dia e evite exposição prolongada ao sol; use sempre protetor solar nas áreas expostas ao sol; use óculos escuros e roupas claras, chapéu ou boné para proteger-se.
Procure alimentar-se de forma saudável; faça, no mínimo, cinco refeições ao dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar); coma frutas, legumes e verduras variados diariamente; evite refrigerantes e salgadinhos; beba pelo menos dois litros (6 a 8 copos) de água por dia; faça as refeições em ambiente calmo e nunca assistindo televisão; evite comer em excesso quando estiver nervoso ou ansioso.
A interação com as pessoas em sua volta também é fundamental para a qualidade de vida. Afinal, o contato social é importante para os âmbitos profissionais, como a criação de networking, e pessoal, como a formação de vínculos afetivos.
Ter momentos com a família, amigos e amor é importante para a saúde mental e para a qualidade de vida. Conhecer novas pessoas, expandir o ciclo social e conversar também ajuda no alívio do estresse, no autoconhecimento, na regulação do humor e, principalmente, no desenvolvimento pessoal.
É importante também fazer um alerta para os cuidados com a saúde mental — que, muitas vezes, é negligenciada. O número de casos de transtornos de ansiedade e depressão só cresce no Brasil, chamando a atenção para a temática.
Vale destacar que cuidar da saúde mental não envolve apenas fazer terapia. Essa é uma prática muito recomendada e que ajuda tanto no tratamento de transtornos mentais quanto no autoconhecimento e direcionamento de carreira. No entanto, o bem-estar psicológico precisa também de outras atitudes.
O descanso, como visto, é um exemplo, assim como a realização de atividades que geram a sensação de prazer e felicidade. Experimentar coisas novas também é importante para o exercício da flexibilidade mental e para conhecer mais práticas que contribuam para o seu bem-estar.
Referencias
https://www.paho.org/pt/noticias/26-11-2020-oms-lanca-novas-diretrizes-sobre-atividade-fisica-e-comportamento-sedentario#:~:text=As%20novas%20diretrizes%20recomendam%20pelo,dia%20para%20crian%C3%A7as%20e%20adolescentes.
Para saber mais
Instituto Arlindo Gusmão de Fontes – IAGF; prática de exercícios na melhora do desempenho no trabalho;
Instituto Arlindo Gusmão de Fontes – IAGF; benefícios da atividade física;
Instituto Arlindo Gusmão de Fontes – IAGF; dicas de como se hidratar corretamente;
Instituto Arlindo Gusmão de Fontes – IAGF; Saúde e segurança no trabalho;
Instituto Arlindo Gusmão de Fontes – IAGF; dicas para você dormir melhor;
Drauzio Varella; 23 de outubro de 2023; 8 hábitos que podem aumentar a longevidade e a qualidade de vida;
Drauzio Varella; 29 de março de 2018; 150 minutos de exercícios por semana;